Como proteger suas fotografias na internet.

Publicar ou não publicar fotografias na internet? Tenho certeza que esse é um dilema que muitos de nós enfrentamos quando passamos a “nos mostrar” um pouco mais na internet. A foto publicada fica sujeita a todo tipo de uso inadequado. Desde abuso de direitos autorais e roubo de propriedade intelectual, até os mais bizarros perfis do Orkut feitos por adolescentes. A questão é se encaramos ou não esse fato. Se decidirmos por postar as imagens podemos tomar algumas medidas para nos proteger um pouco…mas somente um pouco.

Dois tipos de “roubo” de imagens se destacam. Existem os que pegam nossas imagens com o objetivo de usá-las comercialmente. Alguém pode, por exemplo, gravar uma fotografia postada aqui e usar em um website semelhante e se dizer autor das fotos. Isso é bastante comum. E existem os que pegam a imagem para os mais variados usos. Isso vai desde o blogueiro que pega a imagem para utilizar como “header” do blog, até o adolescente “doente” que cria perfis falsos no Orkut e vive como se fosse outra pessoa, tudo ilustrado com nossas imagens. Nos dois casos não é dado o crédito e nem a fonte das imagens, os danos são sempre superficiais e com um pouco de pressão esses “ladrões” quase sempre somem do mapa bem rápido. Existem casos mais bizarros, mas bem mais raros, como o uso de fotografias de criança, por exemplo, para fazer montagens pornográficas.

A verdade é que só em sair de casa já estamos expostos a todo tipo de maluco. Garanto que é muito mais fácil ser atropelado por um bêbado do que ter problemas mais graves com roubo de imagens na internet. Mas sempre é bom prevenir. Existem algumas pequenas coisas que podemos fazer para evitar aborrecimentos.

Aqui está minha lista:

1. Use sempre uma marca d´agua nas suas imagens.

2. Utilize sistemas como o Flickr, que, se configurados corretamente, impedem que usuários gravem suas imagens. Crie categorias, para familiares, amigos..etc.

3. Reduza um pouco a resolução e a qualidade dos JPGs.

4. Deixe sempre visíveis e claras as regras para reprodução de suas imagens.

5. Galerias de fotos geradas em flash, como as do Slide.com ou do RockYou por exemplo, dificultam um pouco pois não é possível clicar no botão direito e salvar a imagem.

6. Participe de comunidades, foruns, grupos de discussão, etc. Se suas imagens forem roubadas você logo saberá, e junto a comunidade ficará mais fácil resolver o problema.

Já ficou óbvio que não é muito o que podemos fazer. A verdade é que é impossível proteger 100% as imagens. Essas medidas são apenas paliativas. Dificultam um pouco mas estão longe de impedir a cópia e apropriação ilegal de suas fotos. No meu caso, coloco as fotos diretamente no blog, uso marca d´agua, mas as fotos estão em um tamanho grande e com boa resolução. Ainda estou preparando as frases com as regras para reprodução das imagens e definindo onde colocá-las.

Eu procuro encontrar um balanço entre a liberdade de expressão e a necessidade de privacidade. Prefiro encarar o problema que viver com medo trancado em casa. A minha intenção com o blog é divulgar o trabalho na internet, então, é impossível fazer de outra forma.

E vocês como vêem esse problema? Já tiveram problemas com isso?
Ahhh não podia deixar de postar uma foto…

imgp4332_blog.jpg

 

Abraço a todas..

Daniel

11 thoughts on “Como proteger suas fotografias na internet.

  1. oi Daniel,
    estou acompanhando diariamente suas orientações sobre o assunto… acho que já virou vício! como você já sabe, eu adoro fotografia e minha “modelo” principal é a Manuela, claro! mas hoje eu tenho muito medo de expô-la na net… o fotolog dela já tinha mais de 2 anos de existência (1 ano sem postar) e há pouco tempo resolvi desativar por esses motivos que você citou… além disso tirei todas as fotos dela do meu “orkut”. às vezes fico com muita vontade de postar algumas fotos legais, mas o receio que tenho é maior e acabo guardando só pra mim…

  2. Danielll, help!
    Será que rolaria um tutorial de como colocar marca d´agua nas fotos?? ihhihihi
    Eu já tentei tantas vezes no PhotoShop CS (eu uso ele pra editar as fotos), mas não consigo. Estou pedindo demais?? rsss
    Beijos

  3. OI Daniel, eu não tive um problema, eu tive UM MEGA problema, olha a quantidade de perfis falsos que criaram com fotos minhas e do Erick no ortut

    http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=17338581928950482501

    http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16604777086437362360

    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30908129 e este

    http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=6697605259651827903

    os que estão me dando mais problema é o Carla mamae do Erick e Erick em relatos de amor, se puder ajude a denunciar.
    o meu perfil e unico que tenho no orkut é Família Eschberger

    abraços
    Maravilhoso seu post, e ótimas as dicas, agora indiante foto no blog só em flash

  4. Sabe que é até estranho ler isso aqui no teu blog? porque eu vejo tanta coisa linda e fico pensando:”esse cara é doido! colocar fotos assim, tão boas, pra qualquer um vir e pegar…”

    Eu não publico fotos da tata, só scraps… tenho pra mim que uma foto dentro de um scrap é mais dificil de “roubar”…

    =)

  5. Conheci seu blog a poucos dias e estou adorando…quantas dicas, quantas fotos lindas…Adoro fotografia e adoro fotografar crianças!!Parabéns, e obrigada pelas dicas…minhas filhas já são adolescentes e quando vejo as fotos lindas da sua filhota me dá uma vontade de ter um bebê aqui em casa de novo….Beijos e obrigada pelas dicas!!!

  6. Fiz flickr há pouco tempo e estou muito preocupada com essa situação. Tentei fazer uma marca d´agua, mas ela é meio tosca ^^
    É incrível como essas CRIANÇAS (porque esses não são adolescentes, são crianças) fazem as coisas que querem, sem o mínimo respeito ao próximo!

  7. Parabéns.
    Gostaria de saber qual programa vc usa para por a Marca D’Água nas fotos.
    É freeware?
    Qual Freware vc recomenda?

  8. Dependendo da foto, não coloca só uma marquinha no canto não.
    Deixo só uma marquinha quando serve para propaganda, mas quando quero evitar o roubo ou uso indevido, coloco uma marca gigantesca no meio da foto, ou várias pequenas espalhadas.

  9. Caros Amigos
    Tenho como hobby reformar carros. Em meados de 2007 reformei um carro, o qual fez parte da minha adolescencia, onde após a reforma montei uma página dentro do provedor “POP”. Uma das fotos contidas em tal página foi suprimida pela revista HOT da Editora Sisal sem minha autorização. Entrei com processo contra a editora e tal processo corre até os nossos dias. Infelizmente moramos em um país sem muita justiça. Para terem idéia a primeira sentença foi que a minha ação foi julgada como improcedente, onde entrei com recurso e agora está sendo marcada uma audiência de conciliação. Estranhamente o réu foi citado, por duas vezes, não entrando com recurso, onde pedi julgamento antecipado a revelia e estranhamente a juíza dá o processo como improcedente. Quando entrei com recurso o réu novamente foi citado, só que desta vez se retratou via advogado por FAX. Dá para entender? Com todas as provas apresentadas, e-mail’s trocados com o réu, onde o mesmo admite ter utilizado a foto de minha propriedade sem autorização, onde o réu nem se quer apresenta recurso, e mesmo assim o processo é julgado como improcedente. JUSTICA! PARA QUE JUSTIÇA!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>