Desfocando o fundo da foto #1.

Uma das perguntas mais frequentes que venho recebendo é sobre os fundos desfocados que sempre aparecem aqui no blog.

Utilizo muito essa técnica para isolar o assunto principal das minhas fotos. Os fundos ficam mais abstratos e as vezes são apenas cores e texturas. A foto fica mais suave e a atenção se volta aos modelos, no meu caso as crianças…

Em primeiro lugar, os fundos desfocados são resultado do uso da profundidade de campo. A profundidade de campo nada mais é do que o intervalo de distância onde o foco está perfeito.

Dizemos que temos uma profundidade de campo grande quando praticamente toda a cena está em foco, por exemplo: a 1.5m da câmera até o infinito tudo está em foco.

Uma profundidade de campo pequena, gera os fundos desfocados pois poucas partes da foto estão realmente em foco. Por exemplo: a cena está em foco apenas entre 40cm a 45cm da camera. Tudo que ficar fora desse intervalo será gradualmente desfocado a medida que se afasta da zona de foco (40cm a 45cm nesse caso). Um objeto muito distante, ficará totalmente desfocado, borrado e com uma aparência abstrata. Olhe na imagem 1.

Confuso?…

Lembre-se: estamos procurando fundos desfocados, por isso, queremos uma profundidade de campo bem pequena.

Vou resumir aqui os fatores que, combinados, geram uma pequena profundidade de campo e consequentemente os fundos desfocados.

montagem-blog_a.jpg

1. Distância focal da lente.

Quanto menor a distância focal da lente, menos ela irá desfocar. Uma lente 24mm, por exemplo irá desfocar menos o fundo que uma lente 50mm, obviamente se as outras condições a seguir estiverem iguais para as duas lentes.

Traduzindo, quanto mais zoom você estiver usando, maior a possibilidade de desfocar o fundo.

*Nas fotos acima utilizei uma lente 50mm e uma DSLR.

2. Abertura do diafragma.

Aberturas maiores do diafragma como f1.8, irão desfocar mais o fundo. Por isso gosto muito de usar lentes claras, abaixo de f2.8. Uma lente que vem no “kit” de uma DSLR, por exemplo, tem aberturas máximas de f4.5 ou f5.6, o que não permite fundos totalmente desfocados e mais abstratos.

Na foto 1. O diafragma está em f1.8. Reparem como só um pequena parte da fruta está em foco. O fundo está quase irreconhecível.

Na foto 2. O diafragma já está em f3.5. Quase todo o motivo principal está em foco. O fundo continua bem desfocado, mas já está se definindo melhor.

Na foto 3. O diafragma em f8.0. O fundo fica bem mais nítido e o mamão está perfeitamente em foco.

3. Distância entre o fotográfo e o modelo, ou objeto, fotografado.

Quanto mais perto estivermos do nosso modelo, maior será a área que ficará fora de foco na imagem. O efeito ficará mais intenso.

montagem-blog_b.jpg

* reparem como a nitidez aumenta da imagem 4 para a 5. O fundo fica mais nítido pois a distância do objeto fotografado em relação a camera aumentou.

4. Distância do fundo.

Quanto mais distante estiver o fundo, considerando uma foto de retrato em que o modelo está próximo, mais desfocado irá ficar.

Vou dividir o post em duas partes e amanhã publico perguntas, respostas e mais algumas dicas de como testar a capacidade de sua camera em produzir esse efeito.

Não esqueça de comentar e tirar suas dúvidas.

Abraços.

Daniel

PS. Desculpem o modelo dessa vez…peguei o que tinha a mão. Pelo menos o mamão ficou paradinho esperando.

28 thoughts on “Desfocando o fundo da foto #1.

  1. Quanta diferença para cada uma foto… Amei a dica de hoje e estou aguardando a proxima…. uma pena que não estou com a câmera aqui para ir testando logo :)

    Agora esse “modelo” ai, vc gostou muito, né? Nem deu trabalho para fotografar…rsrs.. Mais a MODELO(GABI) ficaria muitooooo mais linda a foto!!! :P

    Abraços!

  2. Nossa adorei esse post, sempre vi esse efeito nas suas fotos e cheguei a comentar c/ meu marido, como ficavam bonitas assim. Como minha máquina é das compactas, as vezes uso alguns programas que desfocam o fundo , mas não é a mesma coisa. Assim mesmo estou adorando.
    Abraços

  3. Cara! Suas dicas são bem claras e não precisa muito conhecimento para logo se entender e sair melhorando os clics. Depois dessa quero mais do que nunca comprar um lente nikon mais clara e adequada possível para fazer um belo casamento com minha futura (próxima aquisição que será uma D-200).

    God Bless You.

    Hélio

  4. Oi Daniel, eu encontrei seu blog ontem, e já li quase tudo que ta escrito nele. Tenho que te dizer: é a primeira vez que alguem me explicou o desfoque de fundo de forma clara. Parabéns por tanta clareza e dedicação. Tomei a liberdade de colocar um link em meu blog http://www.daniromanesi.typepad.com Imagino que não tenha nenhum problemas, mas qualquer coisa me fala e retiro. Parabens, mais uma vez, pelo excelente trabalho.

  5. Caro amigo, desejo iniciar no nesse maravilohoso mundo fotográfico apenas como amador. Sinto vontade de adquirir uma nikon D 80. Mas considero que o zoom óptico é muito pequeno. O que vc me fala arespeito disso e se existem outras formas de se corrigir esse problema.
    Abraços.

  6. Daniel, encontrei seu site digitando “como desfocar o fundo com a D200″, e fiquei impressionado com suas fotos.
    Eu sempre sonhei em fazer fotos como essas, mas parece que não aprendo nunca. Tenho uma D50 e um a D200. lentes de 50mm fixa, 18X70, 18X135 e 70X300 e canso de tentar fazer fotos diferentes mas não sai.
    Você diz “coloque a abertura máxima, por exemplo 2.8, mas a máquina nâo abre tudo isso, o mãximo é 5.6 e de as vezes não sei porque um 4.0, mas nunca 2.8.
    tem a ver com o ISO usado?
    Até fiz algumas fotos dessas, mas usando a zoom ( 70X300 ) de flores, mas de gente, nunca.
    O que eu deveria saber?
    Um abraço
    J.MAciel

  7. tenho uma d40 gostaria de trocar pela d 80 qual adiferencia trabalho minhas fotos no foto phsoop . para fazer montagens uso o dg, qual lente vç recomendaaria eu usar

  8. Amigo gostei muito de suas dicas, eu tenho uma nikon d40 com lente de 28mm percebo que para fazer o efeito de desfocar ela tem pouco recurso.

  9. boa noite. tenho uma cannon e não consigo fazer fotos totalmente nítidas, sempre ficam desfocadas. o que tenho que fazer? quais valores que devo usar na abertura, velocidade a tarde ou a noite? obrigada

  10. meu nome é Wagner sou de belem do pará pergunto a vc como desfocar o fundo com nikon d40 com lente 55mm obrigado

  11. Nossa muito boa suas colocações só tenho uma duvida a velocidade tem alguma coisa a ver.
    Um grande abraço e obrigado
    Franco

  12. Infelizmente, minha máquina é uma SLR CANON EOS XTi básica com lente 18-55mm, não sendo possível alcançar as indicações mínimas sugeridas, contudo, obrigado pelas dicas.

  13. Olá sou fotografo,mas tem muita coisa ainda pra mim descubrir sobre fotografia..
    gosto muito da profissão mas preciso de um insentivo profissional ..
    aguardo respostas !!!
    Jailson Fotografias
    Palmeira dos Indios – AL

  14. Oi, tudo bem? Bom, comprei minha Nikon D3100 há pouco tempo e já dei uma olhada no seu blog! Achei mt interessante e tentei, e olha que deu certo! O resultado foi esplendoroso. Obrigada =)

  15. Olá!!!

    Como faço então, para desfocar um objeto e focar o fundo, fazer o efeito inverso?
    Você poderia dar uam dica?

    Abraço e muito obrigada por essas dicas publicadas! me ajudaram muito!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>