Como fotografar em ambientes fechados, sem o flash.

A Alessandra perguntou…

“Tenho uma Canon S2 IS e tento sempre fotografar as minhas filhas sem o uso do flash , mas dentro de casa eh muito difícil, ou fica muito escura ou se deixo ela captando mais luz fica ‘tremida’ …

será que precisa usar tripé ? Qual eh a dica ? Mexer no ISO ? No tempo de abertura ? Na captação de luz ?”

Esse é um dos temas que mais geram dúvidas e perguntas aqui no blog. Vou esclarecer algumas delas.

É muito bom quando conseguimos fotografar sem o flash. A iluminação fica mais natural, menos forçada. As formas se definem melhor, a as sombras ficam mais bonitas e suaves. A cor da luz gerada pelo flash é pálida e sem vida e a luz ambiente geralmente é mais natural. Mas, nem sempre podemos evitar o uso do flash. Limitações de lente, câmera, sensibilidade de ISO e principalmente uma iluminação limitada fazem do flash um acessório necessário.

Para obter o melhor de sua câmera e evitar ao máximo o uso do flash, devemos:

. Primeiro, obviamente…Desligar o flash.

. Ajustar o ISO para um valor mais alto. Isso varia em cada câmera, mas devemos ter cuidado para não usar o ISO máximo que a câmera permite, pois ele aumenta o noise na imagem. O melhor é testar os vários ISOs de sua câmera e comparar o resultado.

. Verificar a luz no ambiente. Faça isso apertando o disparador até a metade. A câmera irá focalizar e fará um a leitura da luz. Geralmente é possível ver a velocidade do disparador (shutter speed, SS) e a abertura de diafragma que foram ajustados. Isso estará escrito em algum lugar do seu LCD, pesquise no manual de sua câmera para saber como, e se, ela faz isso. A velocidade não deve ser menor que 1/30 em lentes grande-angular, ou menor que 1/125 no zoom máximo. Algumas câmeras mostram um alerta quando a velocidade está baixa e a foto pode ficar tremida. Se você já entende os modos manuais de sua câmera pode usá-los, buscando a abertura máxima e velocidades seguras.

. Se você não entenda nada de velocidades e aberturas, simplesmente fotografe e analise o resultado. Foto borrada é sinônimo de velocidade baixa.

. Se a luz for suficiente, as velocidades estarão dentro do aceitável, e é só clicar. Caso a foto, ainda assim, fique borrada, será preciso mais luz. O borrado é decorrente de movimento e pode ser causado tanto por uma tremida do fotografo, quanto um movimento do modelo.

montagem_a_ss.jpg

. 1. o ISO 100 e a abertura de f3.5 forçaram a velocidade para baixo. 1/8 é pouco e a foto ficou tremida.

. 2. Aumentei o ISO para 400 e aumentei a abertura para f1.8. A velocidade ficou em 1/60. Como a Gabi estava parada, consegui a foto nítida usando uma mesa como apoio para não tremer a mão.

. 3. Aumentei ainda mais o ISO para 800, assim a velocidade subiu para 1/125 e consegui captar o movimento.

Para conseguir mais luz devemos…

. Ficar perto das fontes de luz principais, em casa elas são sempre portas, janelas, luminárias, etc. Abra as cortinas. Varandas também são ótimas para fotografar. É sempre bom ter uma fonte de luz forte e definida.

. Aumente a abertura do diafragma Se sua câmera possui modo de prioridade de abertura, ou Av, utilize ele e regule a abertura para o máximo. Sempre lembrado que f2.8 é uma abertura maior que f5.6,por exemplo.

montagem_b_noise.jpg

. Alguns exemplos de ISO. Percebam como o noise exagerado estraga a foto em ISO 3200.

Ainda assim as fotos estão tremidas..

. Nesse caso você deve ligar o flash, não tem jeito.

. A luz do flash ainda pode ser amenizada, utilizando todas as dicas acima com o flash ligado. Sua máquina irá captar mais luz ambiente e a o flash ficará menos evidente.

.Um tripé pode resolver totalmente o problema caso você esteja fotografando um objeto fixo. Você então poderá usar qualquer velocidade sem problemas. As máquinas, como a Canon S2 IS, possuem sistema de estabilização de imagem, que minimizam os efeitos da tremida na mão do fotografo. Tripés e sistemas como o IS da Canon ajudam, mas nada podem fazer com um modelo que corre pela casa, ou está pulando na cama.

montagem_c_flash.jpg

. 1. Abertura muito pequena de f9.0, ISO 100 e velocidade alta de 1/200 forçaram o flash a intensidade muito forte. A foto parece a noite e a luz do flash se sobrepoem completamente a luz ambiente.

. 2. Diminuindo a velocidade e aumentando a abertura para f2.8, consegui mais luz natural na foto. A luz do flahs ficou bem balanceada em relação a luz ambiente.

. 3 e 4. Com o aumento do ISO para 400 e abertura para f2.2, consegui eliminar completamente o flash, que ficou desligado nessas fotos. A luz ambiente deixou as fotos mais naturais. Observem no cabelo, por exemplo, como ele ganha vida com a luz ambiente.

Nem sempre é possível desligar o flash. Lentes mais claras, ISOs mais altos e uma mão firme ajudam muito, mas em certas condições teremos que usar o flash.

As câmeras compactas também possuem limitações que vão dificultar o uso da máquina em ambientes internos e sem flash.

A configuração ideal de câmera para fotografar com luz natural, sem flash, é uma boa DSLR e uma lente clara que possibilite o uso de aberturas como f1.8 ou até f 1.4. Nas DSLR conseguimos utilizar ISOs até 800 com ótima qualidade.

No próximo post de dicas o assunto será o uso criativo do flash.

Continue experimentando e leia o manual da sua câmera para adaptar as dicas ao seu caso específico.

Daniel

PS. Criei mais essa categoria aqui no blog. Perguntas e Respostas. Deixem suas dúvidas, perguntem tudo, pois somente com a participação as dicas e informações que deixo aqui ficaram completas.

45 thoughts on “Como fotografar em ambientes fechados, sem o flash.

  1. Oi Daniel! Deixei um recadinho há umas duas semanas, não sei se chegou a ler. Acabei de voltar de viagem e infelizmente não pude trazer a D200, pois está em falta nos EUA. Acabei trazendo a Nikon D80 e confesso que estou bem feliz (e um pouco perdida também, com tantos recursos). Ontem a noite, fiquei testando ISOS mais altas, para fotografar meu ‘little boy’ que dormia sob a luz do abajur. Eu adoro fotos sem flashes… ficam muito mais bonitas… Acho que o resultado ficou legal… Tem como eu te mostrar? Como faço? Se puder dar uma ajudinha, também tô me batendo com o manual… como faço para reduzir o noise? (sem pressa, ok?)

    Um beijo e obrigada

  2. Daniel to perdida, quero acessar o espaço de perguntas e respostas para vc me responder uma coisinha, mas não consigo. Bem vou aproveitar esse espaço . A Canon A570IS, é uma boa máquina? Se sim, vc sabe onde posso adquiri-la aqui no Rio?

  3. Sou completamente apaixonada por fotografia e edição de fotografia.
    Já é a segunda vez que venho a teu blog e fico olhando, olhando, olhando…
    É tudo tão perfeito e tem tantas dicas maravilhosas…
    Fora essa menina linda que tem um olhar que transmite paz!!!

    Ganhei de presente uma samsung S600 de 6.0mp achei uma boa camêra.
    Ela tem controle de movimento sem uso de tripé e um monte de coisas que eu ainda não fucei.. Qual a tua opinião, como profissional, sobre ela, hein!?

    Obrigada pelo blog!
    Beijocas…

  4. Daniel se você soubesse como melhorei nas fotografias depois das primeiras dicas!!
    Já estou me achando com as fotos, sabia?? rssss
    Mas concordo plenamente com você!!
    Uma modelo que não pára pela casa, não há flash ou aberturas que consiga segurar.
    Eu falo isso porque tenho um cachorrinho que não para nunca, eu vivo tentando tirar fotos dele e bem na hora h, ele sai correndo. Aí, ou eu tiro foto no lugar vazio, ou toda tremida. rsssss
    Abraços
    Vou continuar seguindo as dicas!!

  5. Quer dizer então que com a bonitinha-pequenininha-porém-ordinária Canon PowerShot SD20 eu só vou conseguir fazer fotos ruins no escuro? Triste, pq eu vou levar meu Lucas num aquario (que é super escuro) e queria fotografar. Ia até te mandar uma msg pedindo dicas do que fazer.
    Tenho que abrir a mão e comprar uma Sony pra mim. Pelo menos quando eu usava Sony eu conseguia fotos minimamente decentes… :(

  6. Essa tem sido a minha aventura… desligar o flash.
    Acho que com o post de hj vou conseguir melhorar o resultado das minhas fotos.
    Vou correndo tentar e depois de falo.
    Abr.

  7. oi Daniel, realmente como minha máquina não é láessas coisas, minha maior difilcudade é conseguir fotografar sem o flash..prá fotografar as pgs de scrapbook então, é um terror, só de manhã, por volta das 09, 10 hs é q dá certo..com o flash,ele estoura nas fotos q estão nas pgs, sem ele fica super escuro, não dá prá ver nada do que utilizei prá compor a pg…é fogo….mas por enqto vou me virando, faço ´pgs à noite, e fotografo de manhã, e mesmo assim tenho q trabalhar no photoshop pq fica tudo meio pálido,aff…eu queria q vc desse umas dicas prá quem tem essas máquininhas compactas,sem muito recurso,algum truque, rrss
    bjo

  8. Ai… meus dedos estão coçando para “funçar” logo a minha câmera… Fico aqui lendo e relendo para quando ela chegar já saber mais ou menos, mais no final acabo viajando…rsrs… Se não praticar não adianta… Mais creio q chega amanhã!

    Cada dica que vc dá é de deixar o queixo cair. Pq tudo está na câmera, basta vc saber usa-lá! Não ligo para manual… para ser sincera nunca li UM (umzinho)mais dessa vez já começei a ler o da D40 que deve ser +/- parecido com a D40x… Já é um avanço para quem nunca leu :P kkkkk….

    SS / F / ISO (ainda fico perdidinha.. mais na pratica acho que aprendo)

    Gostei da NOVA categoria PERGUNTAS E RESPOSTAS. Pq a dúvida de um pode ser a dúvida de todos.. assim não precisa respoder a todos! E mim parece que ainda está em construção, né? Mais que ela vai ser bastante frequentada, vai…rs..

    Abraços

  9. Oi Daniel, eis aqui mais uma fâ de seu blog fantástico-magnífico-incrivelmente-lindo :) Já leio há(?) algum tempo mas agora resolvi me tornar uma fã declarada!
    Parabéns pelo seu trabalho e pela pessoa sensível e generosa que é.
    Beijos,
    Pati de Nair

  10. Nossa! Q aula! Adorei esse post!!! Depois vou ler com mais calma e fazer mais testes em fotos dentro de casa sem o uso do flash! Mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilhar seu conhecimento!
    Abs.

  11. MARAVILHA… tirei várias dúvidas… e já consegui excluir o flash de minhas fotos… em muitas ocasiões… LUZ NATURAL É TUDO!!! TUDIBÃO!! :lol:

  12. Oi daniel!

    estou amando todas as dicas, mas poderia me ajudar sobre actions no photoshop. Funciona q nem macro no excel? rsrs

    abraço e parabens pelo talento!

  13. OI Daniel
    Este post foi ótimo, não sei se cheguei a comentar c/ vc que estava começando a tirar fotos sem o flash e descobri que aumentando o iso, elas nào ficavam mais tremidas, porém prcebi que ao visualizar em 100% percebi o tal noise, fica meio esfarelada,né? Porém sem dar o zoom a foto aparentemente fica ótima. A minha duvida é a seguinte, na hora de revelar,10×15, por exemplo, o noise fica percepitível? A minha câmera é uma compacta canon A300, nem zoom ótico tem, e é de 3,2 mgpíxel.
    A minha câmera só tem iso até 400 e percebi que no iso 200 as fotos já ficam boas e c/menos noise. Essa é por enquanto minha única dúvida.
    Estou te enviando por email um convite pra vc dar uma olhadinha nas fotos que tirei sem flash. Por favor não repare, mas acho que c/ o material que tenho é o melhor que posso fazer.
    Abraços

  14. Te mandei um email, não sei se viu, então vou perguntar por aqui, mais fácil. É o seguinte. Estou na dúvida entre três máquinas.Já me decidi por uma superzoom. Mas estou entre a Sony H5, a H7 e a Canon S3.

    Quanto a H7, fiz uma busca na net e vi alguns comentários de que a H5 é melhor que a H7, a qualidade da imagem é melhor, sei lá…. Isso procede? Eu achei estranho já que a H7 é mais recente e normalmente um produto é lançado para superar o outro…

    Apesar de estar mais inclinada a comprar a sony, fico na dúvida pois a canon é uma marca com tradição nessa área tb. Não quero comprar e depois me arrepender.

    Obrigada.
    Um abraço, Andréa

  15. ola tudo bem? Minha camera Nikon D80 que vc me indicou ainda nao chegou e estou muito anciosa, enquando isto estou montando meu estudio. Gostaria de alguns macetes para umas otimas fotos em estudio. Ganhei um jogo de flash da Unitec 160 Plus do meu esposo, pois estou começando agora e ele está me dando a maior força, ja fiz varios books, com a Canon mas ainda estou aprendendo e quanse nao estava fazendo fotos em estudio! fiquei uns 6 meses parada pois assim que liguei o jogo de flash nela ela estragou e ja nao estava aguentando mais, ficar parada. Agora se Deus quiser vou comercar de novo com a Nikon D80 e com muitas novidades, . Espero poder compartilhar minhas muiiiiiiiiiiiiiiitas duvidas com vc! RSRS. Desde ja Agradeço! Até mais!
    Andreza Divinópolis – MG

  16. Olá Daniel,
    Tenho um casamento (aula) marcado para o dia 29/setembro e não sei como utilizar o flash, pq o meu é um Metz, que não joga a luz para o alto , como os da NIKON, tem uma tampinha transparente , para fotos, creio eu, de frente, capa que pode ser retirada para , creio eu tbém, fotos mais distantes e uma ligeira inclinação para cima.
    Tenho ouvido as pessoas falarem que fazem casamento sem flash! É possível?
    Minha máquina é uma Nikon N-65(EUA) e F65 (Europa)analógica.
    Devo usar somente o flas da câmera ou esse de que falei?
    Por favor, aguardo sua preciosa dica
    Abraço
    Regina

  17. Olá Daniel,
    Gostaria de saber como tirar aquele tipo de foto onde o fundo é preto e um dos lados do rosto fica omitido, como num jogo de luz? Tem como fazer esse tipo de foto com câmera digital comum?

  18. Amigo tenho uma máquina Nikon 8700 de 8 mega pixel e gostaria de fotografar em sala fechada somente com luz halogena de 500 como regulo minha máquina para que esa foto fique legal não consegui descobrir no manual da mesma, voce pode me ajudar.
    Grato

  19. òla
    Como vai, me de umas dicas de como tirar fotos de pessoas andando por exemplo, sem ficar vulto estou tendo dificuldades e não consigo regular a máquina para uma foto perfeita, no modo macro devo sempre usar o flash? Sei que minha máquina não é uma top apenas amadora mas sei que posso tirar boas foto com ela por issi estou mandando a especifição façã uma avaliação por favor. Forte abraço

    Características
    Câmera Digital DC7332BR (7.2MP) c/ LCD 3.0″, 3x Zoom Óptico e MP3 – Mitsuca

  20. Ola boa tarde, tenho uma camera Canon power shot s3 Is, porem não consigo tirar fotos boas noturnas, gostaria de saber se vcs podem me ajudar?
    Grata

  21. Ola amigo queria algumasdica de como usar os parametros de processo fiz algns ajuste ,mas gostarias de alguma sobre este recurso ,ha meu equipamento e CANON 20D E USO UM FLASH 580 EX ,E FOTOGRAFO CASAMENTOS ,DESDE JA OBRIGADO E PARABENS PELO SEU BLOG MUITO LEGAL PERFEITO ABRAÇOS ..

  22. Oi, entrei sem querer, e amei as perguntas praticamente as mesma minhas dúvidas, quero adiquirir uma boa máquina pois adoro fotografias e voltei a trabalhar nessa area, mais de 2 anos estav fora dela, sou do Sul (Pelotas) e estou indo para o Rio em Junho, gostaria de saber se tem algum lugar que eu possa comprar uma boa máquina profissional, pode ser até usada.
    Bjs

  23. Ola, Daniel,
    Estou adorando as suas explicaoes. Tenho tentando varios websites, mas o seu ‘e fantastico.
    Fotografia tem me despertado de um tempo para ca. E fico frustrada quando minhas fotos saem sem foco, sem vida, literalmente falando.
    Se fosse possivel, Daniel gostaria de lhe perguntar, qual a melhor a indicacao para tirar foto de uma pessoa no barco e com o peixe na mao. Meu marido adora pescar e ele gosta de que eu tire as fotos, por isso tenho me interessado pelo assunto. Sem contar que agente gosta de fazer viagens ecologicas.
    A minha maquina ‘e uma CANON POWERSHOT S5IS.
    Daniel, orbigada!
    Valeu o seu site ‘e uma maravilha.

  24. Daniel,

    Esqueci de lhe perguntar se essa camera minha, faz fotos com fundos desfocados? O maximo de abaertura dela ‘e 2.7, eu acho.
    POWERSHOT CANON 5SIS

    Obrigada,
    RITA

  25. Interessante este artigo, eu sinceramente odeio tirar foto com Flash, pra mim é um item que só utilizo se for realmente necessario, como tirar foto de reuniao de amigos num bar que vai todo mundo fazer careta, mas quando quero algo bem “artistico” eu nem uso o flash. Eu ainda estou aprendendo a lidar com o ISO nesses momentos na minha D40x =)
    Eu também estou procurando uma lente com esse tipo de abertura F1.8 a F1.4 mas é muito dificil achar pelo visto.

  26. Olá, primeiramente quero parabenizar o blog q é ótimo, adorei estou conseguindo tirar muitas duvidas somente lendo os posts…
    Bom agora eu eu tenho uma duvida e gostaria q vc me ajudasse se puder.
    Tenho uma Sony H7 e ainda estou um pouco enrrolada com ela, pq não estou conseguindo tirar um bom resultado com ela sem o Flash em ambientes como por exemplo um show, por mais q o ambiente seja cm boa iluminação as vezes acho q não consigo um bom resultado.
    Gostaria de algumas dicas de como conseguir um bom resultado nas minhas fotos em um ambiente de show…

    Obrigada pelo espaço.

    Juliana

  27. Olá cara !!

    parabens pelas suas descrições no post !!!!! boas dicas
    eu to começando a fotografar agora …
    e não tive contato com minha maquina ainda to pegando uma d80x com uma lente 18/70

    se tiver algum material que puder me mandar umas dicas !!

    ehehe brigado
    e novamente parabens ….

  28. Daniel, bom dia.

    Gostaria de saber como faço para obter um foco perfeito por exemplo em um casamento, deixo-o em modo automatico ou manual? devo confiar nos nove pontos de foco da Canon 40D?
    Bem tenho dois flashes Canon 580 EX II, tres lentes sendo: uma canon 28-135mm f/3.5, canon 50mm f/1.4 e uma Tamron 17-50mm f/2.8
    Cobri um casamento simples esta semana e as fotos ficaram boas porem quando eu mais precisava de agilidade para girar o anel de foco acabava perdendo o momento.

    Ps: Principalmente quando a foto é tirada de longe é que o foco piora.

    Obrigado.

  29. ola, bom dia, tenho uma nikon coolpixl10 preciso trocar o flash q não esta funcionando, sabe onde posso achar??obrigada

    1. Olá!
      Pretendo entrar no universo fotgráfico em breve, gostaria de saber o seguinte:
      É possível fazer trabalhos fotográficos sem fazer fazer um curso antes?
      Vlw abraço!!

  30. Olá, tenho uma Canon EOS REBEL 6.3 e gostaria de alguns conselhos de como fotografar bem. Se puder ajudar eu agradeço.

    Obrigado

  31. Parabéns pelo lindo trabalho…seu trabalho é constante inspiração para mim.
    O foco principal do meu trabalho são festas infantis ….trabalho com uma Nikon D700 lente 24-70 f2.8 e 55mm f1.4. Quando aumento muito o ISO para fazer fotos sem flash, muitas vezes não gosto do resultado final devido a alteração de cor..deixo na maioria das vezes o balanço de branco no automático. Gostaria de saber se suas fotos vc faz em RAW ou JPEG e como deixa o balanço de branco quando usa ISOS altos.
    Muito obrigada!
    Camila

  32. Olá!
    Pretendo entrar no universo fotgráfico em breve, gostaria de saber o seguinte:
    É possível fazer trabalhos fotográficos sem fazer fazer um curso antes?
    Vlw abraço!!

  33. como fotografo insectos num bosque com pouca luz no modo super macro da bridge olympus sp 590 uz? Eu bem tento, mas é uma dor de cabeça e as fotos ficam muito granuladas e visto não poder usar o flash neste modo e também por não gostar…

  34. Ola , pesquisei sobre iso em local fechado no google e encontrei seu site.
    Valeu pelas dicas, vai ficar aqui em meus favoritos!

    Abraço

  35. ola antes de tudo quero parabenizar pelo site muito bom ,sou artista plastico e a algum tempo venho tentando aprender como fotografar ,principalmente natureza morta,meu tema preferido para servir de referencia para pinturas .mais tenho dificuldades para conseguir uma boa foto,gostaria de saber se pode me ajudar,nao consigo uma luz boa .de ja agradeco espero respostas . abracos.

  36. Tenho 43 anos, adoro fotografia, porem qero aprender a fotografar, sou func publico, prestes a me aposentar (5 anos), e após, pretendo entrar no ramo de fotografia, apesar de ainda não ter definido que linha seguir. rssss preciso de dicas de como fotografar, uma camera boa pra começo amadoristico e não muito cara. rss conheço o programa photoshop, o utilizo e amo fazer isso. conto com sua atenção. obrigado

  37. Oi tenho 29anos, entrei na arte de fotogarfar a 1 ano…sei que tenho muito que aprender…..uma pergunta…fazer fotos á tarde no sol é certo ou é melhor esperar baixar o sol..?

  38. Cenário

    Espaço fechado, pouca luz, palco dança e movimento.

    perguntas

    Qual a melhor maneira de captar o momento da dança sem tremer e sem flash?

    QUAL A ABERTURA IDEAL E VELOCIDADE IDEAL, MAIS ISO ?

    E se for com flash que tipo de flash aconselha para uma canon 7D?

    OBRIGADA

  39. Prezado Daniel
    Parabéns pelas dicas. Uso uma Nikon D1x com flash SB-25… quando fotografo na vertical sempre perco as fotos, pois o flash “joga” a luz para o lado dele. Explicando melhor: ou a foto sai bem iluminada do lado esquerdo (com uma tremenda sombra à direita do modelo) ou, se eu virá-la do outro lado, a foto sai bem iluminada do lado direito (sombra no lado esquerdo do modelo). Já fiz de tudo: usei aquele rebatedor branco escamoteável que vem embutido na cabeça do flash, virei a cabeça do flash para cima, para baixo, para os lados… e nada. O temível lado escuro sempre está lá. Já pensei até em comprar um segundo flash e usá-lo apontando para o lado da sombra, acionando-o por rádio. Alguma dica? Obrigado e forte abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>