Antes e depois do Photoshop. Retoques nas fotos da W70.

Como foram muitos os pedidos para falar sobre isso, eu estou preparando alguns posts para mostrar, em detalhes, o que geralmente faço para melhorar as fotos. Enquanto os posts não ficam prontos, vou matar a curiosidade de vocês e mostrar algumas fotos com antes e depois, e fazer um resumo do que geralmente faço nelas.

Na W70, estou usando as configurações de sharpness(nitidez) e contraste, no menor valor. A opção de cor, estou usando no modo “natural”. Faço isso para que a imgem gerada sofra menos interferência do processamento interno da camera. Eu prefiro fazer tudo no photoshop e ter mais controle sobre as fotos. As fotos geradas com essa configuração ficam mais pálidas e sem muita nitidez.

Geralmente meus passos são esses:

1. Configurar a camera para cor “Natural”, contraste (-1) e sharpness (-1).

2. Estou usando a compensação de exposição em +0.7 ou +1.0 para ajudar a estourar os brancos nos fundos. Isso deve ser usado com cuidado para não estourar os brilhos no rosto. Também utilizo muito o artifício de pressionar o botão da camera até a metade para focalizar e medir a luz onde quero. Assim consigo mais controle sobre a exposição.

Após feita a foto.

3. Passo as imagens pelo software de redução de Noise. O programa que prefiro é o Noiseware da Imagenomic. No site, vocês podem fazer o download e testar o programa por 15 dias para ter uma idéia dos resultados. Deve ser usado com cuidado para evitar que a pele fique parecendo plástico.

4. Levo as imagens para o Photoshop e ajusto o crop.

5. Faço ajuste de curvas. È o mesmo efeito do sabão em pó OMO…deixa o branco mais branco e as cores mais vivas… Aumenta o contraste e faz a foto ganhar vida. Também verifico se não há problemas na cor da pele. Geralmente preciso reduzir o vermelho ou azul. Se necessário faço seleções e retoco as cores apenas em algumas áreas problemáticas.

6. Melhoro a saturação de cor. Faço isso apenas nas cores que quero destacar ou em áreas específicas da imagem. Se fizermos o ajuste de saturação em toda a imagem podemos causar problemas, como uma pele muito amarela, por exemplo.

7. Faço, quando necessário, pequenos retoques de brilho em locais como a boca, olhos e cabelo. Uso as ferramentas de Dodge e Burn. Isso também a juda a melhorar o contraste da imagem.

8. Para colocar no blog, reduzo o tamanho da imagem para 700pixels. E para a correção de sharpness eu uso o smart sharpen do Photoshop, para a resolução de internet (700 pixels na dimensão maior) uso o radius de 0.3 e amount variável, depende da imagem.

9. Aplico as logos e faço o post…

Isso é um resumo do que faço… Como disse, estou preparando outros posts com detalhes desse processamento na imagem, mas já dá para ter uma boa noção do processo.

Em algumas imagens as correções são mais severas, em outras, quase não há necessidade.

Aqui estão alguns exemplos de antes e depois. Todas fotos da W70. Na Nikon D80 o processo é um pouco diferente e utilizo outros programas e formatos de imagem.

antesedepois.jpg

Agora vocês vão dizer que não é camera….nem o fotógrafo…e sim o Photoshop quem faz a diferença. : )

Todo esse Post-Process é um questão de gosto. Você pode levar a imagem para muitas direções diferentes. Tudo vai depender da sua imaginação, criatividade e da idéia inicial. Aqui nesse post, falei o que penso sobre o uso do Photoshop.

Existem outros efeitos mais fortes de photoshop, que são usados para mudar formas…Esses eu não uso, não vejo necessidade.

E só para finalizar: Se a foto for ruim, não tem Photoshop que dê jeito.

Abraços…

Daniel.

PS. Em breve falo mais dobre Post-Process, photoshop e dou mais detalhes. Por enquanto vou explorar melhor a sony W70.

63 thoughts on “Antes e depois do Photoshop. Retoques nas fotos da W70.

  1. TÔ PASSADA!!!!!!!!! Daniel do céu!! Estou em cólicas de tanta ansiedade para que você nos ensine com detalhes como deixar as fotos assim, rs! No aguardo, rs. E, novamente, parabéns! Você é inteligentíssimo!

  2. Nossa Daniel, faz mesmo muita diferença. E eu aqui pensando em trocar minha velha maquina por qualquer coisa.
    Vou aproveitar as ferias das crianças, tirar umas fotos e tentar melhora-las no Photoshop.. com as suas dicas é claro.

    Mas não se preocupe eu não tenho pressa.

    Abraço

    Si

  3. Nada melhor que entrar aqui e ver um post fresquinho, com todas as informações que a gente queria! (O duro é que a gente sempre quer mais….rs)

    OBRIGADA!

    abraço,

  4. Uaaauu!
    Que diferença!
    Claro que o fotógrafo faz diferença.
    Um dia eu chego lá…
    Não sei nem configurar a câmera como vc citou no post.
    Obrigada, continuarei antenada.
    Camila

  5. :S Ahmmm?! Como assim? Gente do Céu… que diferença! Amei esse programa.. Claro, vc usando.. pq não sei nem para onde é que vai…rsrs..

    Mais como é que o fotografo não faz a diferença? O programa é apenas um retoque!

    E por falar nele, fui no site que indicou e tentei ver se mim achava por lá…rs.. e acabei baixando esse (Noiseware Professional Edition) Baixei o certo? kkkk…
    Tentei mexer mais não sei nem para que lado vai…kkkk

    Ah, e estou aguardando os outros post com muita anciedade…

    Abraços!

  6. Como se diz por ai, google tudo acha, photoshop tudo transforma! rsrsrs Eu adoro o photoshop, acho q temos q usar sim para melhorar coisas do tipo q vc citou. Nada radical, só pra dar retoque mesmo. Ficarei esperando os próximos post anciosa!

    Abs.

  7. Adorei esse post Daniel! Se vierem mais destes está ótimo, sabe que tenho uma sony ha anos mas só lendo seu blog descobri várias coisas nela que nunca havia visto, pode isso? Minhas fotos estão melhorando! Obrigada!
    Bjos

  8. Muito legal o tutorial =)
    Mas seria interessante meio que um “passo-a-passo”, porque vc diz por exemplo pra mexer nas Curvas, mas não diz como mexer =)

    Eu costumo, em minhas fotos digitais, mexer rapidamente nos LEVELS e aumentar uns 3 ou 4 pontos de brilho e contraste. Isso pra um ajuste rápido de muitas fotos, claro. Pra fazer uma ou outra foto mais perfeita, requer mais coisas.

    Mas o que eu queria saber detalhadamente era justamente esse processo de dar uma melhorada rápida em várias fotos, no Photoshop…

    Abraço!

  9. Xi, me ferrei… Com a minha câmera bonitinha-porém-ordinária e sem photoshop, não vai ter Daniel que dê jeito! Só se vc vier aqui tirar as fotos pra mim, ainda assim tenho as minha dúvidas!

  10. DAniel, você vai rir de mim, mas sabe eu andei mexendo nas sombras de algumas fotos e no brilho com o software Picasa (do google, que organiza imagens, sabe??? rsss)
    ahahaha não ria de mim. Então, achei ótimo acredita?
    Não sei mexer muito no Photoshop, confesso que preciso urgente de aulas, mas só de arrumar o brilho, contraste e sombras a foto já fica mais viva, né?
    Depois vou colocar um exemplo também no meu blog pra você dar seu pitaco.
    Agora, Daniel, não adianta: além das suas mãos serem abençoadas, as modelos ajudam e muito as fotos ficarem maravilhosas. Você só dá o retoque final. COmo sempre, parabéns.
    Abraços

  11. Oi Daniel,

    Amei essas dicas. Se eu morasse em Fortaleza ia querer que você tirasse umas fotos do meu filho. Como não moro, vou pegando as dicas e tentando usá-las aqui em casa. Pelo menos as dicas sobre “treinar o olhar”. Porque as outras ficam mais difíceis. Minha máquina não é muito boa, nem meus conhecimentos de informática (não sei nem tirar a data!). A sorte é que meu modelo ajuda!

    Um abraço,

    Andréia

  12. Realmente, o photoshop faz muita diferença!! Agora eu fico lembrando o trabalhão que era para “clarear” uma foto no meu velho ampliador PB…pior é que eu gostava!!!!
    Enfim, uma dica pra quem não sabe (como eu) ou não tem paciência, mas tem um bom olho, é usar o Picasa 2, Google…comprei na banca, free, achei que era uma porcaria…nem se compara com o photoshop, mas na pressa e num click só dá pra fazer muita coisa…

  13. Photoshop realmente é uma maravilha, eu que o diga…não há foto que eu tire, que não passe pelo post-process. Mas como você disse: “Se a foto for ruim, não tem Photoshop que dê jeito”…

    Agora tenho um certo preconceito em relação ao Photoshop, quando as pessoas usam pra modificar totalmente uma pessoa, deixá-la mais bonita, principalmente no meio editorial…Deixar as cores mais vivas, melhorar nitidez, reduzir noise, tudo bem…mas agora moldar uma pessoa no PS, não dá né!?

    beijos na família

  14. Parabéns Daniel!
    Essas dicas são preciosíssimas!
    Tudo bem q o meu Photoshop é o CS, em portugues.
    Daí vc colocou algumas coisas em ingles e já viu, nem a tecla SAP dá jeito.
    Mas vou imprimir as dicas e tentar. Vão ficar lindas!

    Obrigada novamente e parabéns pelo lindo trabalho!

    Sua filha é muito fotogênica!

  15. O Alan também investe muito no post-processing das fotos… ele gosta muito dessa parte mais técnica, ele vem da escola que passava dias tracando num quarto escuro mexendo com maneiras diferentes de revelar negativos, imprimir, etc… Eu já sou mais preguiçosa ;) Quase todas as fotos que tenho no flickr estão como saíram da maquina… Nisso eu tô achando tirar fotos em RAW muito bom, me força a investir um pouco no post-processing… A não ser que seja um evento como o pride parade, onde tirei em jpg pq já sabia que ia tirar MUITAS fotos e não queria ter que abrir uma por uma no fotoshop…

  16. PS: o Alan faz mais ou menos o mesmo processo que vc faz, a única diferença é que ela deixa o crop por último. Ele acha que o crop danifica um pouco os pixels já que amplia um pouco a foto e fazendo ele depois de ter corrigido tudo que tinha que ser corrigido esse efeito negativo é minimizado… o que vc acha?

  17. ufa, tô mais aliviada de ver as originais :) são ótimas, mas vc manda ver bem no photoshop, estou louca pra entender o que vc faz com o contraste dos olhos :)
    muuuuuuuuuito obrigada pelo antes e depois :)
    Beijos
    Mi

  18. Agora conseguimos enxergar fotos parecidas com a que fazemos… hahaha
    Essa da priminha da Gabi está SENSACIONAL!!!
    Vou testar o lance dos brancos estourados, achei bem legal essa dica. Mas fala mais de realçar brilho dos olhos e cor de cabelos…

  19. Tive uma idéia!
    Pq vc não tira uma foto qualquer, disponibiliza ela pra download e dá as dicas de post process pra gente “fazer” juntos? Acho que metendo a mão na massa, entenderíamos mais fácil o processo, que tal?

  20. Mexo muito pouco no Photoshop, só o básico para fazer scraps e tb utilizo alguns filtros às vezes, para deixar a iluminação mais interessante, por exemplo… vou adorar as dicas de como fazer isso manualmente! Não sabia que vc usava esse recurso e concordo plenamente, não vejo problema nenhum em lançar mão dele para corrigir pequenos detalhes. Abraços!

  21. Gostaria muito de aprender trabalhar com os recursos fotoshop,mais ainda acho um pouco complicado.GOSTARIA DE SABER SE É PAGO.gRANDE ABRAÇO…carlos

  22. Oi tudo bem? estou procurando uma pessoa que trabalhe com retoque de fotos. Por favor fazer contato urgente com meu email.

    Pode ser por msn se voce quiser.

    Obrigada.

    cris

  23. (Cris, eu trabalho com retoque!)

    Não vi muita coisa de diferente entre uma foto e outra, pelo que percebi foi “retocado” somente a iluminação e cor das fotos… O photoshop permite ir muito além! Não falo de mudar formas… Mas o resultado foi bom no que vc se propôs a fazer… Beijos!

  24. Ow… Eu queria tanto fazer umas montagens nas minhas fotos e não consigo!
    Vcs q sabem mexer em fotoshop… bem q vcs poderiam me ajudar.
    Se bem q eu tenho um progama de fotoshop aki no meu pc, Mas tbm… nem sei mexer nele! Caraca meu… é muito dificil. Eu estou a procura de um mais facil.
    Q pelo menos de pra entender alguma coisa!… Me ajuuuuuuuuuudeeeem… rsrs

  25. me add no orkut..por favor.. queria umas dicas sobre photoshop..sei o basico..mas queria apreder a dar mas vida as fotos,,como deixar o fundo escuro…peço que por gentileza e se vc kizer, que me ajudo. obrigada!.. beijos*

  26. Daniel, adoro seu trabalho e seu post-processing no PS sensacional.
    Agora me diz como conseguiu mexer na “compensação de exposição“. Na
    minha W70 nao achei ou nao esta liberado.

    Abracos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>